Márcio Francisco Dutra e Campos Informações sobre Direito e Tecnologia da Informática

Especialização em Sistemas Embarcados

12.21.2013 · Posted in Eng. Computação, Eng. Eletrônica

A evolução contínua e o aumento da complexidade dos dispositivos mecânicos, elétricos e eletrônicos têm exigido soluções de controle cada vez mais elaboradas, robustas, escaláveis e eficientes, a tal ponto que os antigos circuitos de controle analógicos e digitais, baseados em componentes discretos, tornaram-se obsoletos e ineficazes. O curso tem por objetivo o desenvolvimento de sistemas embarcados, baseados em microcontroladores e dispositivos lógicos programáveis, para controlar o funcionamento e desempenho de equipamentos industriais e residenciais, tais como, máquinas-ferramenta, eletrodomésticos, produtos eletrônicos de consumo, entre outros.

Duração 
Início: setembro de 2015
Término: novembro de 2016

Horário 
Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30.

 Informações: Especialização em Sistemas Embarcados

The pros and cons of the R language

07.01.2015 · Posted in Eng. Computação, Eng. Eletrônica

“The R programming language is an important tool for development in the numeric analysis and machine learning spaces. With machines becoming more important as data generators, the popularity of the language can only be expected to grow. But R has both pros and cons that developers should know.”

Continuar lendo em

http://www.infoworld.com/article/2940864/application-development/r-programming-language-statistical-data-analysis.html

How computer science education has changed

07.01.2015 · Posted in Art. Diversos, Eng. Computação

Para aqueles que, como eu, estão na estrada da computação há mais de 20 anos, a definição e o artigo abaixo tem muito a dizer.

“Perhaps the best way of thinking about the future of CS education is that even if you’ve got a degree, you’re going to keep needing an education.”

Leia o artigo em:

http://www.itworld.com/article/2941286/careers/theory-practice-and-fighting-for-terminal-time-how-computer-science-education-has-changed.html

50 anos da Lei de Moore

04.22.2015 · Posted in Eng. Computação, Eng. Eletrônica

“Primeiro o homem criou a válvula. Depois o transistor. Na década de 60 surgiram os circuitos integrados. E na de 70, os microprocessadores. O ano era, precisamente, 1971. Três fundadores da Intel apostaram na ideia de que o design dos circuitos poderia ser simplificado, com todos os componentes sendo integrados em um único microchip.

Com ajuda de Frederico Faggin, contratado especialmente para trabalhar no projeto, Bob Noyce, Andrew Grove e Gordon Moore criaram o Intel 4004, já embalados pela tese de que o número de transistores em um chip dobraria a cada dois anos. Esta observação sobre a integração de silício, batizada de Lei de Moore, foi transformada em realidade pela Intel e perpetuada por outros grandes fabricantes de semicondutores. E tem alimentado a revolução tecnológica global desde então.”

Leia o artigo em: Há 50 anos uma lei da microeletrônica muda nossas vidas.